Bacalhau com Natas III

Peixe, Rápidas, Receitas por creedless @ 0:00 |
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 3,50 em 5)
Loading...
Adicionar comentários
Imprimir Imprimir Enviar Enviar

(5 pessoas)

3 postas de bacalhau demolhado (não precisam de ser muito grandes); 350g de batata palha; 4 cebolas grandes; 4 dentes de alho; 3 embalagens de natas (pequenas); 1 litro de leite; pimenta ou piri-piri; noz moscada; 1 colher de mostarda; azeite. Molho branco: 2 gemas de ovos; 2 colheres bem cheias de margarina; 4 colheres de sopa de farinha; leite; 1 colher de café de mostarda.

Coza o bacalhau em pouca água (a suficiente para o cobrir), não sendo necessário que fique muito cozido. Tire as postas do tacho, limpe as peles e retire as espinhas, ficando o bacalhau em lascas. Guarde a água de cozer o bacalhau. Ponha um tacho grande ao lume com um bom fio de azeite, as cebolas cortadas às rodelas fininhas e os alhos picados, deixe cozer bem a cebola sem refogar, e aos poucos vá juntando a água da cozedura do bacalhau, sempre a mexer. Quando a cebola estiver bem cozida junte-lhe o bacalhau, a pimenta ou piri-piri, a noz moscada e a mostarda, mexendo tudo muito bem.

Vá juntando a água do bacalhau de modo a não deixar esta mistura ficar nem muito consistente nem demasiado líquida. Junte as batatas palha e envolva no preparado do bacalhau. Se tiver gasto toda a água do bacalhau, também pode juntar um pouco de leite e uma parte das natas. Num pirex, que não precisa de ser untado deite o preparado e espalhe bem. No mesmo tacho pode fazer o molho branco: junte a margarina, e quando estiver derretida junte a farinha e vá juntando o leite aos poucos sem parar de mexer. Se ficar granulado, retire do lume, mexa energicamente e leve de novo ao lume, até fazer o molho branco. Depois retire do lume e junte as gemas de ovos, a mostarda e as natas que restaram. Deite o molho por cima do preparado do bacalhau, picando-se com o garfo para o molho entrar bem na mistura. Leve ao forno para tostar bem por cima.
Notas: convém não encher muito o pirex que vai ao forno porque senão quando começar a ferver deita por fora; dependendo do forno, poderá ser necessário fazer um pré-aquecimento para que seja mais rápido o bacalhau tostar; a quantidade dos ingredientes pode variar consoante o que for sendo necessário ao longo da preparação do bacalhau.

Gostas? Partilha!

Uma Resposta para “Bacalhau com Natas III”

  1. Raquel Diz:

    É é!…. o que tu queres sei eu!!! Já te estas a fazer de cozinheiro com os pés debaixo da mesa =)

quecenafixe.sitesforge.com
Tema por: N.Design Studio. Editado e traduzido por Katiero.
Feeds RSS Registar Iniciar sessão