Novo supercomputador chinês …

Curiosidades, Notícias por himem @ 15:13 |
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 3,50 em 5)
Loading...
Adicionar comentários
Imprimir Imprimir Enviar Enviar

A China apresentou no dia 20 deste mês o seu mais rápido computador, uma máquina que ocupa uma área de 1.000 metros quadrados e que é capaz de efectuar biliões de cálculos por segundo.

null

O super-computador foi apresentado em Changsha, centro da China, pela Universidade Nacional de Tecnologia da Defesa, disse a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua (Nova China).

É o “Tianhe” (via láctea), um supercomputador desenvolvido pela Universidade Nacional de Tecnologia da Defesa e que custou 600 milhões de yuan (60 milhões de euros), disse a Xinhua.

Teoricamente, o “Tianhe” pode efectuar mais de 1.000 biliões de cálculos por segundo (um «petaflop»), “realizando em apenas um dia o que um vulgar computador demoraria 160 anos a fazer”, indicou a mesma fonte.

O sistema pesa 155 toneladas e foi concebido para processar dados de actividade sísmica destinados à exploração petrolífera, computação bio-médicas e desenho de naves espaciais, disse o presidente da Universidade, Zhang Yulin.

Tianhe é um conjunto de 103 bastidores prateados refrigerados que ocupam perto de 1.000 metros quadrados de área e pesam 155 toneladas. Contem 6,144 processadores Intel e 5,120 AMD’s, com capacidade de disco de 1 PB.

No topo da sua velocidade, o novo supercomputador chinês atinge 1,2 «petaflopes», o quarto tempo mais rápido do mundo.

Zhang Yulin adiantou que a informação acerca do “Tianhe” foi já submetida á lista dos “500 computadores mais rápidos”, compilada por varias universidades ocidentais, e cuja divulgação deverá ocorrer em Novembro. Lusa

Gostas? Partilha!

Comentários estão fechados.

quecenafixe.sitesforge.com
Tema por: N.Design Studio. Editado e traduzido por Katiero.
Feeds RSS Registar Iniciar sessão