Reciclagem de Consumiveis

Ambiente por sashia @ 13:47 |
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 4,00 em 5)
Loading...
Adicionar comentários
Imprimir Imprimir Enviar Enviar

ReciclarSabias que em média um consumível pode ser reciclado cerca de 5 a 10 vezes?

Separar este tipo de resíduos e garantir a sua reutilização ou reciclagem é essencial para garantir sua gestão eficaz. Estes resíduos constituem fonte de produtos tóxicos que só podem ser eliminados por incineração.

O que é a Reciclagem ?

Processo pelo qual é possivel recuperar e reutilizar as embalagens vazias dos tinteiros e cartuchos de tonner.

Vantagens:

* redução dos resíduos a eliminar (note-se que não são biodegradáveis e muitas vezes são depositados no contentor dos indeferenciados)
* menor impacto no fabrico de novas embalagens redução do plástico
* dado ao consumo ser elevado é possível reduzir os custos
em cerca de 30% a 50%
* qualidade é similar
* tinteiros são testados individualmente

(Empresas Portuguesas dedicadas a este tipo de actividade. 1 2)


Como se processa a reciclagem ?

1. Tonners

1. Teste de circuitos
2. Limpeza e remoção de resíduos – vaporização
3. Teste das cabeças de impressão
4. Reenchimento
5. Repouso
6. Limpeza de circuitos
7. Teste de qualidade de Impressão
8. Embalamento

2. Tinteiros

1. Limpeza e remoção de resíduos – vaporização
2. Reenchimento
3. Repouso
4. Limpeza de circuitos
5. Teste de qualidade de Impressão
6. Embalamento

Gostas? Partilha!

2 Respostas para “Reciclagem de Consumiveis”

  1. Oceano Diz:

    esta informação sobre reciclagem de embalagens de tonner não está totalmente correcta…
    Os cartuchos/Embalagens/tinteiros devem ser valorizados energeticamente por método de incineração e nunca reutilizados porque o produto do toner é uma preparação quimica, de particulas infimas, logo, é resíduo contaminante.
    Por outro lado, a reciclagem não “é o Processo pelo qual é possivel recuperar e reutilizar as embalagens vazias dos tinteiros e cartuchos de tonner”…isso é isso é reutilização da embalagem.
    A reciclagem é o processo pelo qual é possivel recuperar as materias (materiais), utilizando-os como matérias-primas para criar novas embalagens ou outros objectos, como por exemplo réguas, afia-lápis, etc….este processo possível mas é ainda muito dispendioso no nosso País…

  2. sashia Diz:

    oceano: tens razão quanto ao conceito de reciclagem e reutilização. não que eu não saiba a definição de cada um. foi… não sei como qualificar o meu erro. na verdade onde diz:O que é a Reciclagem ? deve-se ler: O que é a Reutilização e onde diz:Como se processa a reciclagem ? deve-se ler: Como se processa a reutilização ?

    quanto ao facto de o destino final ser incineração (e nem sempre neste processo se faz a valorização energetica: aproveitamento de calor para outros fins no processo da queima. Ou seja muita das vezes a incineração infelizmente nao passa de uma queimada) ou por processo de reutilização é discutivel.

    eu continuo a defender, e não sou a unica, que entre reutilizar este material (mesmo com o risco de contaminação quimica dos preparados quimicos e das particulas que se enfiam onde não devem) e fazer incineração, prefiro a reutilização. Até porque as empresas que se ocupam deste processo sabem o perigo que tem em mãos e o processo faz-se com a maxima segurança.

    Há males necessários. Entre um e outro defendo a reutilização por achar ser um mal menor. Temos que por nos pratos da balança. Num, pomos a contaminação que pode haver no processo de reutilização e no outro NAO POMOS SÓ a contaminação que pode existir na incineração mas tambem a poluição que existe quando se faz novos produtos.

quecenafixe.sitesforge.com
Tema por: N.Design Studio. Editado e traduzido por Katiero.
Feeds RSS Registar Iniciar sessão